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Financeiro - Avisos
Avisos de pagamentos/recebimentos à vencer
Acessando o menu "Avisos", dentro de "Financeiro", você encontrará a lista de custos e recebimentos que estão próximos aos seus vencimentos.No Vocatus, você pode cadastrar um custo mensal, por exemplo e, sempre que esse custo estiver perto de seu vencimento, ele irá aparecer na lista de avisos.Assim, você tem uma ferramenta de lembrete para pagamentos de seus custos. Esses custos podem ser uma conta de luz, aluguel de sua sala, pagamentos de funcionários, etc.O mesmo vale para recebimentos.Sempre que um recebimento estiver perto de seu vencimento, também aparecerá em "Avisos".Dica:Note que ao lado do ítem "Financeiro" existe uma bolinha vermelha.Isso indica que existe algo em "Avisos" e você pode ir até lá para verificar o que precisa pagar ou receber.
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Financeiro - Contas a Pagar
Cadastre os custos de seu escritório
Em "Contas a Pagar (Recorrente)", cadastre seus custos fixos, podendo ser mensais ou parcelados.Quando estiverem próximos ao vencimento, eles serão mostrados na tela "Avisos".Abaixo, alguns exemplos de custos que podem ser cadastrados:Custos Operacionais:- Aluguel da Sala (mensal)- Pagamento de Salário - Amanda Silva (mensal)- Conta de Luz (mensal)Custos Não Operacionais:- Pagamento de Comissão - Dr José Silva (mensal)- Compra Computador Secretaria (parcelado) Amortização:- Pagamento Mensalidade Vocatus (mensal)Depreciação:- Desvalorização Computador Secretaria (mensal)CADASTRAR UM NOVO CUSTOPara cadastrar um novo custo, acesse o menu "Contas a Pagar (Recorrente)" e, em seguida, clique no botão "Novo Custo".O painel com o formulário para cadastro irá abrir.Preencha todos os campos obrigatórios e em seguida clique no botão "Salvar".Título:Esse campo é utilizado para identifica o custo. Pode ser por exemplo, "Conta de Luz" ou "Pagamento de Salário - Amanda Silva".Descrição:Nesse campo você pode inserir informações mais detalhadas, como por exemplo o número da conta bancária de um funcionário.Tipo de Pagamento:- Parcelado: Você poderá definir quantas parcelas esse custo terá. Depois de quitado, esse custo ficará marcado como "quitado" e não aparecerá mais em "Avisos";- Mensal: Custo com pagamento mensal sem data ou limite de pagamentos pré-definidos. Esse custo aparecerá todos os meses em "Avisos" até que seja excluído do sistema- Trimestral: Custo com pagamento por trimestre. Esse custo aparecerá em "Avisos" a cada três meses até que seja excluído do sistema;- Semestral: Custo com pagamento por semestre. Esse custo aparecerá em "Avisos" a cada seis meses até que seja excluído do sistema;- Anual: Custo com pagamento por ano. Esse custo aparecerá em "Avisos" uma vez por ano até que seja excluído do sistema;(OBS.: Ao excluir um custo do sistema, os pagamentos já realizado não são excluídos);Quantidade de Parcelas:Apenas no caso de pagamentos parcelados, esse campo poderá ser preenchido com a quantidade de parcelas.Para pagamentos à vista, basta inserir 1 parcela ou lançar o pagamento direto em "Pagamentos Avulsos".Valor:Insira o valor do custo. Aqui você deve inserir o valor de cada parcela/mensalidade.Primeiro Vencimento:Defina nesse campo qual será a data do primeiro vencimento.Os próximos vencimentos serão no mesmo dia, porém em seus respectivos meses.Por exemplo: Se você inserir um custo mensal, onde seu primeiro vencimento foi no dia 21/03/2021, os próximos vencimento serão nos dias 21/04, 21/05, 21/06, 21/07... Quantidade de dias para avisar sobre pagamento: Insira a quantidade de dias, antes do vencimento, que esse custo irá aparecer na lista de avisos.Exemplo: Se um custo vence todo dia 10 e você definiu esse campo como 5 dias. Ele aparecerá na lista de avisos todo dia 5.Custo Operacional, Imposto, Amortização e Depreciação:Marque qual o tipo contábil do custo.Tag de Categoria:Informe, caso queira, uma tag de categoria para esse custo.Você pode categorizar um custo como "Folha de Pagamento" por exemplo, no caso de um pagamento de salário.Outro exemplo seria categorizar um custo como "Marketing".Assim, no relatório de DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício, você conseguirá uma informação mais detalhada dos seus custos.EDITAR/DELETAR UM CUSTOPara editar um custo, basta acessar a lista de custos já cadastrados e clicar no ícone de edição que fica na coluna "Ações".E para deletar um custo, é só clicar no ícone de exclusão na mesma coluna.
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Financeiro - Pagamentos Avulsos
Pagamentos à vista
Utilize o menu "Pagamentos Avulsos" dentro de "Financeiro" para efetuar pagamentos à vista.Aqui você pode cadastrar pagamentos como "Uber - Reunião", "Motoboy - Envio de documentação", etc.Além de efetuar pagamentos à vista, nessa tela você também terá o relatório de todos os custos/pagamentos efetuados dentro do sistema.Você poderá filtrar os registros por período de data. Para isso é só clicar no botão "Filtros Avançados" e preencher os campos.CADASTRAR UM NOVO PAGAMENTOClique no botão "Novo Pagamento". No painel com o formulário de cadastro que irá se abrir, basta preencher todos os campos obrigatórios.Título:Esse campo é utilizado para identifica o custo. Pode ser por exemplo, "Uber" ou "Motoboy".Descrição:Nesse campo você pode inserir informações mais detalhadas, como por exemplo o nome da empresa de entrega (motoboy).Valor:Insira o valor do pagamento realizado.Data Refêrencia:Informe qual foi a data do pagamento. Se necessário você pode informar uma data retroativa.Custo Operacional, Imposto, Amortização e Depreciação:Marque qual o tipo contábil do custo.Tag de Categoria:Informe, caso queira, uma tag de categoria para esse custo.Você pode categorizar um custo como "Entregas" por exemplo, no caso de entregas de documentos.Assim, no relatório de DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício, você conseguirá uma informação mais detalhada dos seus custos.EXCLUIR UM PAGAMENTOSe precisar, você pode excluir um pagamento.Para isso é só clicar no ícone de exclusão na coluna "Ações", que fica na lista de pagamentos.No caso de custos lançados em processos, o ícone de exclusão estará desabilitado.Para excluir esse pagamento, o mesmo deverá ser feito na tela do financeiro do processo. Clique no número relacionado com o processo para abrir.
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Financeiro - Contas a Receber (Recorrente)
Cadastre os recebimentos de seu escritório
Em "Contas a Receber (Recorrente)", cadastre seus recebimentos fixos, podendo ser mensais ou parcelados.Quando estiverem próximos ao vencimento, eles serão mostrados na tela "Avisos".Abaixo, alguns exemplos de custos que podem ser cadastrados:Recebimentos Operacionais:- Todo tipo de recebimento decorrente de atividades do seu escritório (recebimentos de parcerias, por exemplo)Recebimentos Não Operacionais:- Recebimentos decorrentes de atividades que não são do seu escritório (resgate de investimentos ou venda de equipamentos, por exemplo)CADASTRAR UM NOVO RECEBIMENTOPara cadastrar um novo recebimento, acesse o menu "Contas a Receber (Recorrente)" e, em seguida, clique no botão "Novo Recebimento".O painel com o formulário para cadastro irá abrir.Preencha todos os campos obrigatórios e em seguida clique no botão "Salvar".Título:Esse campo é utilizado para identifica o custo. Pode ser por exemplo, "Conta de Luz" ou "Pagamento de Salário - Amanda Silva".Descrição:Nesse campo você pode inserir informações mais detalhadas, como por exemplo o número da conta bancária de um funcionário.Tipo de Recebimento:- Parcelado: Você poderá definir quantas parcelas esse recebimento terá. Depois de quitado, esse recebimento ficará marcado como "quitado" e não aparecerá mais em "Avisos";- Mensal: Recebimento mensal sem data ou limite de pagamentos pré-definidos. Esse recebimento aparecerá todos os meses em "Avisos" até que seja excluído do sistema;- Trimestral: Recebimento trimestral. Esse recebimento aparecerá em "Avisos" a cada três meses até que seja excluído do sistema;- Semestral: Recebimento semestral. Esse recebimento aparecerá em "Avisos" a cada seis meses até que seja excluído do sistema;- Anual: Recebimento anual. Esse recebimento aparecerá em "Avisos" uma vez por ano até que seja excluído do sistema;(OBS.: Ao excluir um recebimento fixo do sistema, os recebimentos já realizado não são excluídos);Quantidade de Parcelas:Apenas no caso de recebimentos parcelados, esse campo poderá ser preenchido com a quantidade de parcelas.Para recebimentos à vista, basta inserir 1 parcela ou lançar o pagamento direto em "Recebimentos Avulsos".Valor:Insira o valor do recebimento. Aqui você deve inserir o valor de cada parcela/mensalidade.Primeiro Vencimento:Defina nesse campo qual será a data do primeiro vencimento.Os próximos vencimentos serão no mesmo dia, porém em seus respectivos meses.Por exemplo: Se você inserir um recebimento mensal, onde seu primeiro vencimento foi no dia 21/03/2021, os próximos vencimento serão nos dias 21/04, 21/05, 21/06, 21/07... Quantidade de dias para avisar sobre recebimento: Insira a quantidade de dias, antes do vencimento, que esse recebimento irá aparecer na lista de avisos.Exemplo: Se um recebimento vence todo dia 10 e você definiu esse campo como 5 dias. Ele aparecerá na lista de avisos todo dia 5.Recebimento Operacional (Livre de Custos):Marque essa opção caso o recebimento seja operacional. Lembre-se de inserir o valor líquido, descontados todos os custos.Tag de Categoria:Informe, caso queira, uma tag de categoria para esse recebimento.Você pode categorizar um custo como "Parceria" por exemplo, no caso de recebimentos de parceiros.Assim, no relatório de DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício, você conseguirá uma informação mais detalhada dos seus recebimentos.EDITAR/DELETAR UM RECEBIMENTOPara editar um recebimento, basta acessar a lista de recebimentos já cadastrados e clicar no ícone de edição que fica na coluna "Ações".E para deletar um recebimento, é só clicar no ícone de exclusão na mesma coluna.
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